Fisioterapia Dermatofuncional

     Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, promoção e recuperação da pele (sistema tegumentar) no que se refere aos distúrbios hormonal, metabólico, dermatológico, circulatório, osteomioarticular e neurológico, tendo como resultado a recuperação estética e/ou funcional.

     Atua em todos os níveis de atenção à saúde integrando-se em programas de manutenção, prevenção, proteção e recuperação da pele.

     A Fisioterapia Dermatofuncional atua em disfunções que afetam direta ou indiretamente a pele, visando fundamentalmente atuar diretamente na capacidade funcional do indivíduo.

     Tudo começou há algum tempo, quando os fisioterapeutas observaram no trabalho das esteticistas, uma oportunidade para atuação profissional. Isso ocorreu quando observaram os recursos utilizados na prática estética e verificaram que a fisioterapia dominava plenamente tais recursos, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Assim, a classe fisioterapêutica começou a interessar-se pelo assunto, surgindo, então, uma área de atuação chamada Fisioterapia aplicada à Estética, com o objetivo de tratar eficazmente os distúrbios estéticos. Entretanto, logo os fisioterapeutas puderam verificar que podiam oferecer muito mais às suas clientes, em virtude de possuírem uma formação mais abrangente que a das esteticistas. Surgiu, portanto, uma nova denominação para esta atividade profissional chamada Fisioterapia dermatofuncional, reconhecida pelo COFFITO em 2009, não só com o objetivo de prover a recuperação físico-funcional dos distúrbios endocrinometabólicos, dermatológicos e musculoesqueléticos, mas que se apresenta com um caráter assistencial mais amplo com relação ao trabalho puramente "estético" realizado anteriormente, principalmente no tocante à saúde da mulher.

Relacionados

Logo-01.png